5 dicas para parar de roer as unhas.



Olá pessoal!

Quem nunca roeu as unhas? Sério, eu tinha esse problema terrível e hoje eu posso dizer que minhas unhas estão longe de serem aquelas unhas feias, curtas e machucadas de alguns anos atrás. Confesso que não foi fácil no inicio parar de roer as unhas, por isso aqui nesse post eu vou contar como eu fiz para acabar com essa mania chata e dar dicas para você seguir e poder ficar também com as unhas bonitas para decora-las e exibir para as amigas.

Onicofagia é o termo técnico que se dá ao hábito de roer as unhas, as pontas dos dedos e cutículas, Isso ocorre principalmente em pessoas que apresentam um estado psico-mental de ansiedade ou também em momentos de fome, tédio e até stress.

O mau hábito de roer as unhas além de destruí-las pode causar consequências negativas, pois ao colocar as mãos na boca os microorganismos que estão em baixo das unhas são transportados para dentro do corpo podendo ocasionar várias doenças. Além disso, há outros pontos que não devem ser ignorados como o esmalte do dente que pode ser danificado favorecendo o surgimento de cáries e os machucados nos dedos que podem infeccionar e favorecer a entrada de micróbios.

Não existe uma dica mágica que vai te fazer parar de roer as unhas, mas acredito que alguns dos itens abaixo podem te ajudar a parar com essa mania, assim como eu consegui também.



1) FORÇA DE VONTADE e CONFRONTE O SEU PROBLEMA. 
Sim, essa é a dica principal dica que eu posso dar. Está na hora de admitir que você tem esse problema e que deve mudar. É preciso focar no seu objetivo e acreditar que você pode superar esse péssimo hábito. Você pode começar traçando uma meta e marcando uma data para ser o seu primeiro dia sem roer as unhas.
Como motivação para seguir adiante você pode procurar uma unha bonita, que te inspire, na internet e imprimi-la, assim se você ficar desmotivada você pode olhar sempre para essas unhas e lembrar do seu objetivo.

2) CUBRA SUAS UNHAS
Essa dica funcionou muito comigo. Coloque um curativo e cubra suas unhas por toda semana, assim você vai perceber quando colocar sua mão na moba de forma automática e também não vai ficar olhando para elas procurando pelinha para puxar.
 Essa dica pode ser substituída por unha postiça.
O mais legal é depois de uma semana ou 15 dias retirar o curativo e perceber a diferença. É válido lembrar que o curativo deve ser trocado e se preferir você pode remove-los a noite para deixar sua unha respirar (você não rói as unhas dormindo, né?!).

3) OCUPE SUAS MÃOS E BOCA.
Distraia suas mãos quando perceber que quer roê-las, eu andava sempre com uma lixa. A mesma coisa vale para a boca, ande sempre com um chiclete ou algo para mastigar e manter-se ocupada e distraída.  

4) USE UM ESMALTE INIBIDOR.
ECA! Sabe aquele esmalte que tem gosto horrível? Então, é dele que eu estou falando. Use esse esmalte várias vezes ao dia para reforçar o gosto ruim. As vezes eu me acostumava com o gosto do esmalte, caso isso aconteça com você está na hora de trocar de marca e tentar um diferente.

5) PINTE SUAS UNHAS SEMANALMENTE
Essa é mais uma dica muuito importante! Eu passei a fazer as minhas unhas semanalmente e tinha pena porque eu olhava para as minhas unhas pintadas e bem cuidadas e não queria estragar. É legal no inicio passar cores mais fortes, assim você olha para a unha e lembra que ela está pintada.

Então pessoal, essas dicas funcionaram comigo e hoje eu não sinto mais vontade de roer as unhas.  Espero muito que funcione com vocês também. 

Beijos e até a próxima! :) 


2 comentários:

  1. A dica de esmaltar sempre é ótima!Evitamos roer
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas ! Eu roia as unhas quando criança hahahaha queria usar esmalte e minha mãe não deixava por ser horrivel , a vontade era tanta q nem lembro como parei mas força de vontade é tudo nesse caso!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir